domingo, 10 de março de 2013

Vergonha. Apenas.

Não era período de Copa do Mundo ou qualquer outro evento ligado ao futebol que envolvesse a Argentina. Não era período de comemoração alguma. Aliás, o país estava em crise e ainda está. Mas por onde meus olhos passavam, eles sempre viam listras azuis e brancas destacadas por um belo sol amarelo. Órgãos públicos, órgãos particulares, casas simples, casas imponentes, dentro de táxis, na própria rua, nas pessoas. Lá estava ela: a bandeira argentina. Era visível o orgulho que aqueles porteños tinham por seu país. E no momento em que eu pude constatar isso, eu senti apenas duas coisas: Admiração e vergonha. Admiração por ver o patriotismo daquele povo. E vergonha, bom, por ver que o meu povo só se sente brasileiro, em datas comemorativas e principalmente em época de Copa do Mundo. E eu não estou tirando a minha da reta. Eu sou brasileira e não tenho a bandeira do meu país nem ao menos guardada na gaveta. Vergonha. Apenas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário